
A noção do corpo é a base da estruturação motora e afetiva da criança, sendo desenvolvida ao longo da infância, projetando-se por toda a vida. A percepção do próprio corpo fornece à criança um referencial para ela agir no mundo exterior, pois, quando se relaciona com a informação ambiental necessita de um ponto de referência a partir do qual organiza as impressões que recebe. Os movimentos corporais são fontes desta referência de organização e, por esse motivo, a criança deve ter oportunidades de desenvolver a percepção do seu corpo em movimento.
Este tipo de percepção é motivado em grande parte através do brinquedo na Dança. A utilização de manifestações simbólicas como a brincadeira dançada faz com que a criança adquira condições de gradativamente adaptar-se ao meio de modo criativo, tomando consciência da lógica subjacente às suas ações. A essência do brinquedo é a possibilidade que a criança tem de evidenciar de maneira simbólica uma nova relação entre as situações imaginárias e as reais. Nesta perspectiva, a atividade semiótica do brinquedo na Dança torna-se um importante requisito para o desenvolvimento infantil, pois amplia a realidade externa da criança, sua imaginação, sonho, fantasia, fomentando a necessidade de organização interna a fim de utilizar suas experiências na relação entre o corpo e o ambiente.
Andréa Lúcia Sério Bertoldi – Graduada em Dança e Fisioterapia pela PUCPR, Especialista em Arte Educação pela FAP, Mestre em Comportamento Motor pela UFPR, professora do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da FAP, professora da pós-graduação em Dança da FAP.
adorei o blog, pessoal!!
ResponderExcluirvou enviar pra amigos hehe...
abração a todos