quinta-feira, 15 de outubro de 2009


Nossa busca segue na tentativa de encontrar e construir caminhos possíveis na transformação dessa realidade, de trabalhos que colocam a criança como alguém desprovido da capacidade da construção de significados e sentidos estéticos mais complexos. Resolvemos começar o trabalho de investigação no entrecruzamento das Ciências do Desenvolvimento Humano (afetivo, cognitivo e motor) com processos de criação em Dança.


O primeiro lugar que nos chamou a atenção foram as brincadeiras e jogos infantis, o modo como essas estruturas se organizam e assumem papéis importantes dentro dos processos de desenvolvimento do ser humano. Como se tratava de processos de investigação que se davam no corpo, logo ficou evidente para nós, pesquisadores, que era o “corpo” dentro dos jogos e brincadeiras infantis que nos interessavam.


Surgiram as primeiras perguntas que nortearam o início do trabalho e que permanecem, ainda, em outros níveis de complexidade, como principal proposta e diferencial dos trabalhos artísticos desenvolvidos pelo Coletivo Brincante: Que corpo é esse? Como se organiza? Quais as relações e de que maneira as estabelece no mundo? Como gera e produz sentidos no mundo? E a pergunta que nos instigava mais ainda: Como todas essas relações promoveriam um determinado tipo de criação em Dança? Seria possível uma “Dança para Crianças”? A provocação é para que todos venham descobrir!

3 comentários:

  1. Essa iniciativa de trabalho artistico em dança voltado para crianças inaugura um momento importante para Curitiba e para a discussão pelo Brasil. Principalmente quando inverte a lógica de considerar o outro "criança" como imaturo ou inapto para perceber e produzir sentidos. Deve, no meu modo de ver, ser levado para a instância do adulto que muitas vezes replica a idéia de subestimar a capacidade do outro em sentir, perceber e pensar sobre... qualquer tema. E "na crista da onda e no rumo do vento"... bons ventos procês, Marila.

    ResponderExcluir
  2. Anel!
    Nenêm...
    Papagaio de pirata?!
    Foca!
    E eu que, mesmo gripado, tímido, brinquei e dancei com vocês! Valeu!!
    Parabéns, o trabalho está lindo!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Oiii adoreii a apresentação de hoje 22/10
    Parabéns vcês merecem , muitoo bom
    Bjokas Caroline E. E. Mª Pereira Martins

    ResponderExcluir